Como as atividades extracurriculares podem influenciar no desenvolvimento das crianças?

Proporcionar às crianças atividades extracurriculares proporciona outras diversas possibilidades de aprendizado, melhorando a capacidade de armazenar informações relevantes. Além disso, contribui com o desenvolvimento do aluno aumentando aspectos como o desempenho, a evolução cognitiva e pedagógica, o engajamento e a socialização. A consequência, sem dúvidas, é o interesse em aprender cada vez mais.

ESPORTES

As atividades físicas são fundamentais para qualquer criança, pois entre tantos benefícios, ajuda a desenvolver a capacidade de lidar com as diferenças e com o compromisso, incentiva o trabalho em equipe e estimula a criatividade. Podemos citar como exemplos de atividades físicas futebol, vôlei, judô, etc.

ARTES

Atividades como dança e música são bastante recomendadas como atividades artísticas. A dança, além de trabalhar a criatividade, a concentração, as habilidades corporais e a noção de espaço, também proporciona uma ótima prática desportiva e contribui para melhorar a postura e o equilíbrio.

PASSEIOS EXTERNOS

Os passeios e viagens são oportunidades únicas para conhecer cidades históricas e aperfeiçoar o aprendizado do conteúdo de algumas disciplinas, como História, Geografia e Biologia. Afinal, as criança adoram ir ao cinema ou fazer uma viagem com os amigos.

FEIRAS E EVENTOS

Um dos fatores muito importante em que as atividades multidisciplinares podem contribuir é a perda do medo de falar em público. Eventos como feiras, jogos, ou até mesmo alguma atividade diferente em sala de aula despertam o interesse e modificam o método de transmitir conhecimento.