HISTÓRIA

DESDE 1933 COM TRADIÇÃO DE FORMAR TALENTOS.

Tradição com Inovação

O Externado Nerina Adelfa Ugliengo – ENAU teve sua história iniciada em 1933, quando o Padre Marcos Simone, resolveu entrar em contato com a Congregação das Filhas de São José – Itália, 1850 – objetivando a criação de uma Escola no distrito de Ribeirão Pires. As missionárias chegaram à cidade em 15 de maio de 1933, instalando-se em uma casa cedida pelo Comendador João Ugliengo.

 

Em 15 de maio de 1933, o Padre Marcos Simoni, percebendo a necessidade de uma sólida formação cristã para as crianças de Ribeirão Pires, imaginou uma escola católica na região dirigida por religiosas.

 

Os desígnios de Deus, através de várias pessoas, trouxeram para a cidade, com as bênçãos e aprovação da Superiora Geral das Filhas de São José – Madre Dositéa da Ré, as pioneiras deste empenho educativo: as irmãs Davídica Pitter, Feliciana Petris, Clorinda Baro e a postulante Abigail Romeiro César (Irmã Serafina).

O início do trabalho foi uma luta árdua, na extrema pobreza, na escassez de todos os recursos, trabalhando na catequese paroquial, na Escola de Trabalhos Manuais, Costura e Bordado para Moças, e no Jardim da Infância e Curso primário.

 

Quando se completou 25 anos da presença das Filhas de São José em Ribeirão Pires, o Comendador João Ugliengo, que cedera um espaço para o funcionamento da Escola, doou, em 15 de maio de 1958, após missa em ação de graças, a casa e o terreno em definitivo para as Irmãs, exigindo como única condição que se mantivesse os nomes de suas duas filhas – Nerina e Adelpha – no nome da Escola.

 

Com muito empenho, o ENAU foi então ampliado, além disso as Irmãs iniciaram à Assistência Social São José, atendendo famílias em situação de risco social.

 

Das Irmãs pioneiras até nossos dias, muitas foram as Filhas de São José que dedicaram suas vidas na Escola Nerina Adelfa Ugliengo, juntamente com colaboradores leigos, nas mais diferentes tarefas. Elas mantiveram acesa, em terras ribeirãopirenses, a chama do carisma educativo herdado do Padre Luís Caburlotto (fundador do IFSJ) – a educação que salva, como arte do coração!

A Congregação das Filhas de São José teve origem na cidade italiana de Veneza e uma bonita parte dessa história foi escrita de sua presença em terras brasileiras, durante 80 anos, na cidade de Ribeirão Pires.

 

Após oito décadas de fundação, a semente já floriu e deu frutos, gerou árvores fortes e vigorosas. 

O COLÉGIO ENAU EDUCA O SEU FILHO PARA ENTENDER OS PRINCÍPIOS E VALORES DE SUA SOCIEDADE E, PRINCIPALMENTE, ENTENDER O SEU PROPÓSITO DE VIDA. 

NOSSO DEVER É ESTIMULAR ATITUDES TRANSFORMADORAS

Rua Jorge Tibiriçá, 137

Núcleo Colonial - Ribeirão Pires/SP

 

(11) 4828.1379  |  (11) 4825.5595  

(11) 4825.5541  |  (11) 4825-5542

sec.enau@colegioenau.com.br

Colégio Enau

Educação Infantil

Ensino Fundamental

Ensino Médio

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

2018 - Colégio ENAU - Todos os Direitos Reservados