top of page
  • objetivoadm2018

5 dicas para despertar o interesse do seu filho pela leitura



A leitura tem um papel muito importante no desenvolvimento da criança. Ler é abrir a mente tanto para a criatividade quanto para a alfabetização. Não é à toa que quem lê, escreve melhor, desenvolve o senso crítico, adquire boa habilidade de escrita, entre outros benefícios.

Sabemos que o momento em que vivemos, nos permite fácil acesso às informações, e por isso, não despertamos o prazer da leitura nas crianças. Mas você pode mudar isso agora. Separamos algumas atividades para que desperte o interesse do seu filho pela leitura.


1 – Garantir o contato com os livros desde pequeno Inserir livros na vida do seu pequeno fará com que ele considere esse objeto como algo comum na sua vida. Se a criança tiver o convívio com livros desde cedo, mesmo que seja de figuras e desenhos, a aceitação é maior. Então, deixe o seu pequeno pegar nos livros, folhear e ter a curiosidade de manuseá-los sempre.


2 – Você precisa ser exemplo Se você que é pai/mãe e não tem o hábito da leitura, especialmente na frente dos filhos, isso pode fazer com que eles questionem a sua falta de contato com a leitura, em caso de ser exigido a tal hábito. Por isso, os pais precisam ser o exemplo para desenvolver atividades que despertam interesse pela leitura do seu filho. Crie este hábito diariamente, seja sozinho ou um momento com a família, ou um livro em conjunto com o seu filho. Por serem os maiores exemplos, eles entenderão que esse hábito é algo positivo e consequentemente vão se interessar em cultivá-lo.


3 – Leiam juntos e converse com o seu filho sobre a leitura Se o seu filho se interessou por um livro novo, isso será uma ótima oportunidade para juntos curtirem a história. Especialmente se ele ainda não souber ler sozinho. Compartilhe essa experiência! Ao terminar a leitura, você ainda pode fazer perguntas sobre a história do tipo: O que você achou da história? O que você aprendeu com a história? Qual o personagem favorito? O livro fica ainda mais interessante quando a história sai do papel e passa a existir no dia a dia dele.


4 – Deixe os livros com fácil acesso em casa Nem sempre tais atividades serão o suficiente para fazê-lo ler. Outra dica fácil e eficiente para se fazer é permitir que ele realmente tenha livre acesso aos livros em casa e a qualquer momento. A estante de livros deve ficar sempre organizada e em um local acessível para seu filho explorar a oportunidade de leitura que tem.


5 – Leia jornais e revistas Por mais que essa seja uma leitura diferente de ficção, pode agradar o gosto inicial do seu filho. Então, se é para incentivá-lo, é válido. Ofereça sempre opções de leitura simples e instigantes, como de notícias que interessam a eles, podendo ser até mesmo crônicas ou quadrinhos, para depois ir migrando de forma natural, para leituras mais densas. Você só precisará abrir precedente para que ele se sinta livre para explorar essas informações.

Esperamos que tenha gostado das dicas. Tenham uma boa leitura!


Fonte: Escola de Pais

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page