Sabemos que a leitura constante proporciona o enriquecimento da cultura, do vocabulário e do conhecimento, não é mesmo? Mas os benefícios não param por aí. Os livros podem ajudar nosso cérebro a prevenir doenças, melhorar a auto estima, e muito mais. Confira os principais benefícios!
1. Prevenção de doenças como Alzheimer e outros tipos de demência
Quando você lê está fazendo com o seu cérebro o que as pessoas fazem na academia: literalmente exercitando os neurônios, forçando a lembrar de muitas coisas, decorando personagens, compreendendo as histórias através da memória.
Tudo isso ajuda a manter o seu cérebro saudável, e pesquisas científicas comprovam a redução de chance de doenças mentais em 32% em leitores.
2. Poemas e textos complexos tornam o seu cérebro elástico e ativo
Não sabemos, mas o cérebro também precisa de exercício. Na verdade ele é como um músculo que ganha elasticidade e força, se for exercitado. Estudos comprovam que cérebros de leitores são mais flexíveis e capazes de realizar tarefas com sucesso.
3. Combate à ansiedade e depressão
Os livros de autoajuda são os melhores no combate a quadros depressivos, pois pacientes assim precisam de intervenções mais diretas em seu tratamento. Mesmo Freud costumava usar livros no tratamento de seus pacientes!
4. Pessoas que leem são mais felizes e satisfeitas com a vida
Esse papo de felicidade é verdade. Um estudo da Universidade of Liverpool comprovou que adultos que leem apenas trinta minutos por semana declaram estar 20% mais satisfeitos com a sua vida do que não-leitores.
Isso porque pessoas que leem tem mais facilidade em fazer planos, tomar decisões e organizar prioridades. O reflexo disso é uma autoavaliação mais satisfeita.
5. Leitores são mais inteligentes e possuem melhor memória
A leitura cria espaço para novas memórias no cérebro. Quando você exercita o cérebro dessa maneira, o órgão cria novas sinapses e afia a capacidade de memória, abrindo espaço para mais informações serem guardadas.
Agora que você já conhece esses benefícios, que tal ler um livro de sua preferência, ou até arriscar a conhecer um novo estilo de leitura? Vamos nessa?
Comentarios