• Colégio ENAU

3 segredos para desenvolver uma redação impecável no Enem



Muitos estudantes começam a escrever as primeiras linhas da redação com certa empolgação, mas depois de alguns minutos travam. Falam de assunto com certa naturalidade, mas tem muita dificuldade de “passar para o papel” suas ideias. Isso já aconteceu com você?

Não é por falta de capacidade, mas por falta de um método de escrita eficiente. Na pressa de escrever e corrigir as primeiras linhas, você corta o fluxo do pensamento. Na verdade, você pula uma etapa muito importante da técnica de redação, a etapa do pensar.

1. Organize o pensamento

É preciso separar dois momentos distintos: a do pensar e a do escrever. Antes mesmo de pôr no papel suas ideias levante o máximo de hipóteses sobre o tema proposto.

Deixe vir à mente tudo sem filtros, sem tentar impedir ou corrigir o pensamento. Divague e deixe fluir.


Pode rabiscar, desenhar, fazer fluxos ou tópicos. Depois destaque o ponto central principal do texto e pense: O que eu quero passar ao leitor?

Desenvolva esta ideia.

Procure pensar nos argumentos que sustentem o seu texto e escreva os principais. Esta é a melhor forma de organizar o pensamento. E só depois parta para a escrita da dissertação.

Vai tecer as primeiras frases e talvez não goste muito, mas o ideal é escrever o máximo que puder, para só depois editar.


Faça a estrutura do texto, deixe a lapidação para o final. Já que é a parte mais demorada, pois exige maior cuidado e detalhe.

2. Pratique a escrita

No dia da prova do Enem, você precisa estar preparado para desenvolver, em pouco tempo, uma dissertação clara, objetiva, coerente, interessante, bem estruturada, com bons argumentos, que demonstre conhecimento e não fuja do tema proposto.

Para chegar a este nível de exigência, tem que treinar e aprimorar sua técnica, mesmo que já faça boas redações.


Para treinar, faça pesquisas sobre um assunto na internet e escolha no mínimo 3 artigos que goste para se inspirar e crie sua redação. É uma ótima forma de começar a desenvolver seu estilo próprio.

Busque também dados relevantes como pesquisas recentes, infográficos ou dados históricos para enriquecer a sua redação. É muito importante utilizar a internet como ferramenta não como “muleta”. Lembre-se que no dia da prova você não terá como acessá-la.

Pratique redações com temas propostos nos anos anteriores. O Último tema foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

3. Leia muito, assista vídeos, ouça podcasts

Para ter mais repertório você precisa estar antenado no que acontece no Brasil e no Mundo. Seja curioso!

Você pode encontrar bons textos de especialistas no medium.com, em blogs pessoais, em jornais ou revistas digitais. Dê preferência a textos opinativos, como editoriais e colunas, pois se assemelham à dissertação proposta pelo Enem.

Para fazer uma redação incrível é preciso apurar o senso crítico e conhecer a opinião de outras pessoas das mais diversas esferas sociais. Por exemplo, o que pensam sobre o mesmo assunto: políticos, pesquisadores, professores, advogados, youtubers, blogueiros, artistas, estudantes?

Dicas extras:

- No dia da prova, releia com cuidado e atenção o que foi proposto pelo Enem para saber se você está dentro do tema da dissertação? Lembre-se de que fugir do tema zera a prova. - Revise o texto escrito depois de pronto, no mínimo por 3 vezes. - Leia também a cartilha de redação do Enem 2017.


Calendário do Enem 2018:

Publicação do edital: 21 de março Inscrições: de 7 a 18 de maio Provas: 4 e 11 de novembro

Fonte de pesquisa: https://enem.inep.gov.br/

54 visualizações

Rua Jorge Tibiriçá, 137

Núcleo Colonial - Ribeirão Pires/SP

 

WhatsApp: (12) 99671-3893

sec.enau@colegioenau.com.br

Colégio Enau

Educação Infantil

Ensino Fundamental

Ensino Médio

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

2018 - Colégio ENAU - Todos os Direitos Reservados