• Colégio ENAU

A importância da primeira infância no desenvolvimento infantil


A primeira infância compreende o período entre a gestação e os primeiros seis anos de vida. As vivências que acontecem nesta fase da vida vão influenciar profundamente a vida adulta. A primeira infância também é uma etapa decisiva na formação da personalidade.

É uma fase de pleno desenvolvimento cerebral. O cérebro humano cresce intensamente neste período e forma conexões de acordo com a predisposição genética e através das experiências do indivíduo.

“A capacidade do cérebro de se desenvolver é herdada biologicamente, porém o modo como vai ocorrer este desenvolvimento depende dos estímulos externos que receberá ao longo da vida” (Martins Filho, 2012).

Dessa forma é importante um espaço seguro e saudável e que favoreça sua autonomia com diferentes estímulos para que sejam aprimoradas suas habilidades motoras e sensoriais.

O vínculo afetivo é outro ponto fundamental para o desenvolvimento integral do ser-humano. Quando a criança se sente acolhida em suas necessidades tanto físicas quanto emocionais ela desenvolve a autoestima e a saúde emocional. O brincar para a criança é uma maneira lúdica de lidar com situações da realidade nem sempre fáceis de entender e aceitar, para tanto elas precisam de tempo para brincar, explorar o mundo à sua volta e fazer suas próprias descobertas.

Cada fase da primeira infância tem sua beleza e há períodos únicos chamadas pelos neurocientistas de janelas de oportunidades. Esses momentos acontecem algumas vezes na primeira infância e se elas receberem os estímulos certos vão aprender muito mais uma habilidade como nenhuma outra fase na vida. Para o neurocientista Saul Cypel: “É muito importante ter clareza das funções estabelecidas em determinados tempos e idades, para assim não perder a oportunidade de estimular as crianças em momentos importantes”.

Neste período o cérebro funciona como uma esponja, pois tem uma plasticidade enorme, as crianças absorvem muito mais o que está ao redor, por isso o aprendizado fica tão favorável. As janelas que se abrem por um dado momento se fecham, sem o estímulo necessário pode ser que tal habilidade não seja desenvolvida.

Dessa maneira, é importante que os pais se preocupem com a boa educação dos filhos desde cedo. Oferecer uma educação com significado e qualidade se torna imperativo. A escola exerce grande influência no desenvolvimento infantil, ela pode contribuir significativamente com a aprendizagem neste período tão importante da vida humana.

Os pais podem ajudar e muito no desenvolvimento dos filhos, garantindo bem-estar, felicidade e saúde aos pequenos. Contudo é importante respeitar o desenvolvimento de cada criança, pois cada uma tem seu próprio ritmo e singularidades.

27 visualizações

Rua Jorge Tibiriçá, 137

Núcleo Colonial - Ribeirão Pires/SP

 

WhatsApp: (12) 99671-3893

sec.enau@colegioenau.com.br

Colégio Enau

Educação Infantil

Ensino Fundamental

Ensino Médio

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

2018 - Colégio ENAU - Todos os Direitos Reservados