• Colégio ENAU

7 Dicas para auxiliar o seu filho na transição ao Ensino Fundamental



Um ponto marcante nessa nova fase é a mudança da rotina. Até novembro era permitido conversar, correr, brincar, e após o período de recesso escolar, a situação passa a ser outra. Agora, a criança precisa ficar sentada em sua carteira, quietinha e realizando trabalho sozinha. Os brinquedos e as brincadeiras no parque passam a terem dias determinados.

Diante dessa mudança, é muito importante que os pais sejam compreensíveis e ajudem nesse momento da transição entre a Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Aqui vão algumas dicas para você.

1 – Não antecipe tanto o assunto Segundo Luciana Barros de Almeida, presidente da ABPq (Associação Brasileira de Psicopedagogia), é imprescindível que a criança seja informada sobre a mudança de escola e o motivo de isso acontecer. Quanto mais nova for a criança, menor noção de tempo ela tem, por isso, o ideal é que essa conversa seja feita próxima da data de início das aulas.

2 – Visite a nova escola Caso ainda não tenha feito isso, leve a criança para conhecer a nova escola e, se possível, os novos professores e colaboradores também.

3 – Tente não fazer comparações entre as Escolas É normal a criança sentir uma grande diferença entre as escolas, pois, ambas terão a sua importância na vida dela. Mas tente pontuar os pontos positivos delas.

4 – Sem excesso de conselhos Deixe a criança ter a vivência dela. Não fique levantando situações que podem acontecer logo no primeiro dia de aula, pois isso pode gerar certa ansiedade.

5 – Arrume as coisas um dia antes Façam juntos a separação dos materiais e do uniforme. Caso leve um lanche, já deixa preparado e com a quantidade de costume da criança.

6 – Dormir bem é fundamental Não deixe a criança ir deitar muito tarde. Garantir uma boa noite de sono ajudará para o equilíbrio do dia seguinte. E caso ela não consiga pegar logo no sono, devido a ansiedade, leia um livro e fique ao lado dela até ela dormir.


7 – Preparando a criança para o primeiro dia Para ajudar a criança a ficar menos ansiosa, é recomendável acordá-la em um tempo que dê para ela se arrumar e se alimentar sem pressa. Ofereça uma alimentação equilibrada, verifique se todos os apetrechos da escola estão com ela e, se possível, leve-a pessoalmente para o seu primeiro dia de aula. E ao se despedir, reforce lembretes como “Se precisar, peça ajuda ao professor.”


Fonte: UOL

36 visualizações

Rua Jorge Tibiriçá, 137

Núcleo Colonial - Ribeirão Pires/SP

 

WhatsApp: (12) 99671-3893

sec.enau@colegioenau.com.br

Colégio Enau

Educação Infantil

Ensino Fundamental

Ensino Médio

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

2018 - Colégio ENAU - Todos os Direitos Reservados